terça-feira, 24 de novembro de 2009

ALERTA geral contra a picaretagem com vagas que não existem

"Ôba, vamos pegar mais um trouxa hoje?"

UMA REFLEXÃO: Diante de novas denúncias e novas prisões veiculadas pelo Fantástico no último domingo 24 de abril, os executivos deveriam fechar questão no Brasil e a partir de hoje, não aceitar pagar nenhum centavo a nenhum título para qualquer tipo de agente ou pessoa que sob alegação de prestar um "serviço especial de recolocação" vendem vagas que não existem. Só para você ter uma idéia, não divulgamos todas as vagas da Starhunter para evitar que PICARETAS anunciem nossas vagas e vendam para candidatos como se eles tivessem o poder de escolher e decidir quem será o finalista. Nem a Starhunter, nem nossos profissionais tem esse poder, quem decide e faz a escolha é 100% a empresa cliente. A Starhunter Executive Search há 10 anos no mercado brasileiro, NUNCA cobrou nenhum centavo de executivos que participam de processos de hunting e portanto não apoia a cobrança de honorários por terceiros quando vendem uma vaga que não existe, e mesmo que a vaga exista, se a consultoria está recebendo da empresa cliente para realizar o trabalho de seleção, é DESONESTO cobrar honorários do candidato. Existem empresas sérias no mercado que realizam serviços de recolocação (outplacement), todavia, é duvidoso cobrar antecipado dos profissionais que não terão a garantia (está escrito na maioria dos contratos) de que serão efetivamente recolocados. O honesto e ético, seria, quando realizado o trabalho de busca de uma recolocação para o profissional por parte da consultoria, cobrar honorários DEPOIS da efetiva recolocação, NUNCA antes.

DICAS PARA VOCÊ NÃO CAIR EM ARMADILHAS DE RECOLOCAÇÃO
1) Ligam prá você dizendo que seu cv é um "espetáculo" e você foi escolhido para uma entrevista com a empresa para uma vaga super interessante e um salário maravilhoso.
GENTE: Consultoria séria, faz uma triagem, entrevista, avalia, tira informações, pede material, atualiza contatos, etc. para depois encaminhar ao cliente uma prévia e a partir daí, se o cliente decidir, agendar uma segunda entrevista na empresa ou mesmo na consultoria quando o processo é sigiloso.
2) Pedem para você se deslocar que a entrevista tem que ser urgente, mas não disponibilizam, passagem, motorista, hotel, NADA.
TODOS os candidatos convidados para participar de processos pela Starhunter (e existem as dezenas), quando necessário deslocamentos, recebem o e-ticket de ida e volta pelo e-mail, quando necessário recebem junto com o e-ticket a reserva do hotel, um motorista vai ao aeroporto esperar o candidato, e acompanhamos todo o translado, fornecendo refeições e outros recursos necessário. Consultoria e cliente sérios, trabalham desta maneira no Brasil.
3) Quando a pessoa que faz contato com você oferecendo uma vaga mas não abre o nome do cliente, nem da atividade, e ainda pede para você viajar sem siquer atualizar seu cv, e fica o tempo todo falando do cargo e do salário, CUIDADO, a probabilidade de ser PICARETAGEM é de 101%.
4) Quando ligarem prá você fazendo um convite maravilhoso, PEÇA o NOME COMPLETO DE QUEM ESTÁ LIGANDO, ENDEREÇO DA CONSULTORIA, TELEFONE FIXO, E-MAIL DE QUEM ESTÁ TELEFONANDO. Ao desligar entre no google e faça uma pesquisa no RECLAME AQUI ou no próprio google escrevendo o NOME DA CONSULTORIA, O NÚMERO DO TELEFONE E O ENDEREÇO, e confira o que você vai encontrar. Mesmo não encontrando nada, não tenha pressa, pois eles mudam de nome, de endereço e de telefone a toda hora para não serem localizados, procure um amigo, conhecido ou até estranho e procure saber referências sobre a consultoria, agindo assim dificilmente você irá fazer parte da estatística dos ludibriados pelos PICARETAS.
5) Quando pedirem para você se deslocar URGENTE para outra cidade que a entrevista é amanhã ou nunca, tente argumentar que você somente poderá na próxima semana, ou, quando vocês vão mandar a passagem? Isso já será suficiente para você avaliar a reação do seu interlocutor.
6) Ao assinar um contrato de recolocação, CONSULTE UM ADVOGADO, somente depois assine. Sempre tem um advogado amigo, na família, no vizinho, ao lado, procure, você vai achar.
BOA SORTE!

World Time