sábado, 23 de outubro de 2010

Clean Day, reorganizando a organização

By Aristides Girardi

Certo dia, quando ocupava a gerencia financeira de uma grande empresa do segmento industrial, recebi um pedido de compra de material de expediente e alguns armários para uso na administração. Intrigado com aquele novo pedido, solicitei um levantamento das necessidades e para minha surpresa, o pedido aumentou.
Foi daí então que decidi adotar o Clean Day.Em uma sexta-feira faltando 2 horas para o expediente terminar, a equipe preparada para esta "operação", entrou em ação e com muito diálogo e serenidade, todos os 160 funcionários, apoiando a idéia,  foram abrindo seus armários e colocando suas gavetas literalmente de "boca para baixo". Vocês não vão acreditar! Ao final do exercício, foram recolhidas das gavetas e armários 2.700 canetas, novinhas em folha. Estoque suficiente para suprir a administração por 17 anos.
Estiletes que provocavam acidentes graves no escritório, havia mais de 100, todos foram "banidos". Nos armários a equipe encontrou de tudo que você imaginar. De guarda-chuva a dentadura. Revistas pornográficas, jogos de azar, botinas, sandálias, roupas, sapatos, chinelos, cintos, cobertores, ferramentas estranhas ao trabalho, alimentos em grande quantidade, documentos importantes das empresas que eram considerados "extraviados", duplicatas vencidas, notas fiscais não contabilizadas, e não eram de pequenos valores. Prá resumir, após o Clean Day, sobraram 16 armários vazios e muitos itens de material de expediente para atender vários anos de consumo da administração. O foco inicial do exercício que era o de combater o desperdício e gerar economia para a empresa, foi transformado em uma ferramenta de organização, eficácia e consciência de uma gestão coletiva de processos. Clean Day, uma prática simples e saudável, que produz resultados surpreendentes para a empresa e para a sua equipe de trabalho.

World Time