sexta-feira, 29 de outubro de 2010

TAM tem novo diretor de tecnologia

                                                       Gladstone Campos/Divulgação

SÃO PAULO – Marcos Roberto Teixeira assume a liderança das áreas de infraestrutura, telecomunicações, sistemas e segurança da informação da TAM.
Teixeira preenche a vaga de diretor de tecnologia da informação, que antes era ocupada por Juliana Kfouri, que deixou a TAM em maio.
Na TAM, Marcos Teixeira já trabalhou por 13 anos. Ele ingressou na companhia em 1995 e foi trabalhar na IBM em 2007. Retornou à empresa em 2009, como gerente de desenvolvimento de TI.
Tecnólogo em processamento de dados, com especializações em análise de sistemas e gerenciamento de projetos, Teixeira fez MBA em gestão da tecnologia da informação na Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em engenharia da computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).   Kátia Arima, da INFO. Fonte: http://www.infoabril.com.br/

sábado, 23 de outubro de 2010

Clean Day, reorganizando a organização

By Aristides Girardi

Certo dia, quando ocupava a gerencia financeira de uma grande empresa do segmento industrial, recebi um pedido de compra de material de expediente e alguns armários para uso na administração. Intrigado com aquele novo pedido, solicitei um levantamento das necessidades e para minha surpresa, o pedido aumentou.
Foi daí então que decidi adotar o Clean Day.Em uma sexta-feira faltando 2 horas para o expediente terminar, a equipe preparada para esta "operação", entrou em ação e com muito diálogo e serenidade, todos os 160 funcionários, apoiando a idéia,  foram abrindo seus armários e colocando suas gavetas literalmente de "boca para baixo". Vocês não vão acreditar! Ao final do exercício, foram recolhidas das gavetas e armários 2.700 canetas, novinhas em folha. Estoque suficiente para suprir a administração por 17 anos.
Estiletes que provocavam acidentes graves no escritório, havia mais de 100, todos foram "banidos". Nos armários a equipe encontrou de tudo que você imaginar. De guarda-chuva a dentadura. Revistas pornográficas, jogos de azar, botinas, sandálias, roupas, sapatos, chinelos, cintos, cobertores, ferramentas estranhas ao trabalho, alimentos em grande quantidade, documentos importantes das empresas que eram considerados "extraviados", duplicatas vencidas, notas fiscais não contabilizadas, e não eram de pequenos valores. Prá resumir, após o Clean Day, sobraram 16 armários vazios e muitos itens de material de expediente para atender vários anos de consumo da administração. O foco inicial do exercício que era o de combater o desperdício e gerar economia para a empresa, foi transformado em uma ferramenta de organização, eficácia e consciência de uma gestão coletiva de processos. Clean Day, uma prática simples e saudável, que produz resultados surpreendentes para a empresa e para a sua equipe de trabalho.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Saint-Gobain Sekurit muda a direção geral

A fabricante de vidros automotivos Saint-Gobain Sekurit anunciou um novo diretor geral. O engenheiro mecânico José Luiz Redondo assume o cargo que era antes de Manuel Corrêa, que será agora responsável pela diretoria da Saint-Gobain Distribuição Brasil, empresa do mesmo grupo.
Redondo tem ampla experiência em administração empresarial, com passagem pela Mineração Jundu, companhia dedicada a minerais não metálicos.

José Luiz Redondo assume o cargo que era de Manuel Corrêa.

O executivo pretende ampliar a presença da Saint-Gobain Sekurit no fornecimento de tecnologias avançadas para o segmento de vidros automotivos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como estabelecer Prioridades Diárias

By Aristides Girardi



Quantas vezes você já acordou, saiu da cama e imediatamente pensou
"Eu tenho muitas coisas para fazer hoje".

O dia começa quando você acorda e levanta da cama.

1) Agradeça ao Criador por mais um dia de vida;
2) Vá até um espelho e fale bom dia campeão, hoje vai ser um dia de vitórias;
3) Abraçe alguém que você ama, se mora sozinho, telefone ou mande um e-mail;
4) Decida já quais serão suas três prioridades para hoje;
5) Se alimente com frutas e sucos e tenha um ótimo dia.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como a sua fé pode influenciar a sua carreira?

By Aristides Girardi

Independente da religião ou cultura de cada um, temos algo em comum, a prática da fé.
No mundo corporativo há pouco espaço para este tipo de discussão mas há um universo infindável para a sua aplicação.
Pensamento positivo, estímulo, motivação, time, participação, são alguns dos termos da moda, sem falar nas dezenas de termos importados de outros idiomas.
Hoje parei por alguns minutos para uma reflexão. Existem ainda no Brasil centenas de executivos que estão sem trabalho, alguns desses ainda atravessando por dificuldades de ordem financeira, turbulências no casamento, problemas de saúde na família, perdas familiares, auto estima "arranhada" pelas garras da falta de sensibilidade de pessoas à sua volta, e tantas outras situações que podem com o tempo provocar infiltrações danosas em várias áreas da vida, da saúde, do psicológico e do profissional de qualquer SER normal.
Lutas todos temos é verdade, tudo isso que escrevi que um executivo desempregado pode estar passando, nós também passamos ou estamos sujeitos a passar...é verdade também.
Só que hoje gostaria de fazer uma pausa para falar com estes pais de família, maridos, filhos que tem à sua volta uma responsabilidade e que podem estar experimentando sentimentos de medo, de derrota, de dúvida, de decepção, de amargura, de solidão, de rejeição e por que não dizer, de renúncia.
Há uma força superior que está olhando por você. Há uma saída.
Sem entrar em discussões filosóficas, religiosas, positivistas ou qualquer outra, todas válidas e respeitosas, o objetivo hoje é focarmos no recurso, na base, na solução, de forma simples e direta.
A experiência de vida como executivo durante 25 anos e nos últimos 10 como headhunter tem ensinado que às vezes a saída, a solução está mais próximo do que pensamos e imaginamos.
Poderia aqui contar uma série de experiências bem sucedidas influenciadas pela minha fé, mas hoje o foco são nossos colegas executivos que estão desempregados é de uma forma especial a eles que estou me dirigindo, com a licença das centenas de executivos leitores, cuja participação é importante nesta discussão.
Aqueles que estão trabalhando e já passaram por experiências de desemprego, poderiam contribuir compartilhando como a sua fé influenciou a sua carreira, em especial naqueles momentos sem trabalho, sem renda, às vezes numa longa espera. Como foi a sensação de NUNCA TER DESISTIDO! NUNCA TER PARADO DE LUTAR!
Como é bom estar trabalhando, ter renda, poder cumprir suas obrigações, manter filhos na escola, comprar, viajar, contribuir, produzir, desenvolver...é muito bom.
É fácil acreditar naquilo que vemos e sentimos. Já não é tão fácil acreditar naquilo que não vemos, não sentimos, mas apenas cremos!
Há um texto na bíblia que gosto muito e uso em algumas palestras, "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem." Hebreus 11:1"
Os indicadores às vezes nos provocam pânico e até vontade de desistir, de largar a carreira, inventar qualquer coisa para sobreviver, dar um tempo, por a culpa na idade, na sociedade, no governo, no ex-chefe, numa decisão tomada, enfim, tudo é motivo para dar brecha ao desalento.
Esta discussão é para proativamente prestar uma modesta contribuição aos colegas executivos que por ventura estiverem sentindo o peso da falta de um emprego ou continuidade de suas carreiras.
NUNCA DESISTA! NUNCA PARE DE LUTAR!
E aos executivos e executivas que estão trabalhando e sentirem o desejo de compartilhar a pergunta é simples: COMO A SUA FÉ PODE INFLUENCIAR A SUA CARREIRA?

World Time