quinta-feira, 26 de maio de 2011

A natureza está mandando o seu recado...não vai ser por falta de aviso

Fonte: R7
Aqui tinha uma cidade!
Benjamin Krain/24.05.2011/AFP
Foto aérea de Joplin dá dimensão do mais mortífero tornado
 que atingiu os EUA nas últimas seis décadas

Novos tornados nos Estados Unidos que atingiram os Estados de Oklahoma, Kansas e Arkansas deixaram pelo menos 12 mortos, informou o jornal The New York Times.
O episódio aconteceu apenas 48 horas depois que o mais mortífero fenômeno do gênero, nas últimas seis décadas, arrasou a cidade de Joplin, no Missouri, e deixou 123 mortos, além de 750 feridos, segundo o último balanço divulgado nesta terça-feira (24).
Segundo o jornal britânico The Guardian, autoridades em Dallas esvaziaram um estádio de basebol na terça-feira à noite, quando as fortes tempestades passaram a se mover para o leste.
Passageiros foram instruídos a deixar os aviões e se abrigar no terminal do aeroporto. Até funcionários do centro de previsão de tempestades na cidade de Oklahoma foram forçados a sair do edifício.
Em Joplin, no Meio-Oeste americano, centenas continuam desaparecidas e os trabalhos de recuperação da cidade tiveram que ser interrompidos por causa do mau tempo.
De acordo com o The Guardian, oficiais calculam que 8.000 prédios foram arrasados e dois trabalhadores da emergência acabaram atingidos por um raio.
O número elevado de mortes nesta temporada de furacões estimulou uma revisão do sistema, para que as pessoas possam se proteger antes da chegada do fenômeno.Até o momento, 150 membros da Guarda Nacional estão em Joplin ajudando nos trabalhos de buscas.

Mais tornados à vista
A agência meteorológica dos EUA disse que há 45% de chances de haver outros tornados na noite desta terça-feira na região que compreende os Estados de Missouri, Nebraska, Oklahoma, Arkansas e Texas.
Segundo a CNN, o tornado que devastou Joplin – uma cidadezinha de cerca de 50 mil habitantes – pode ter causado prejuízos de até R$ 4,8 bilhões (US$ 3 bilhões), citando números divulgados por uma empresa especializada.

World Time