quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O que você tem feito para "afiar o seu machado"?

By Starhunter News

Tenho visto profissionais trabalharem "25hs" por dia, uns sozinhos outros em equipe, mas as mesmas "25hs". Fico me perguntando em que momento estes profissionais "afiam o seu machado". Vou explicar contando a estória de Pedro, o lenhador:

Pedro era um lenhador que foi procurar emprego em uma serraria no interior da Europa. Lá chegando, foi entrevistado pelo gerente da serraria que perguntou: Pedro, quantas árvores você corta por dia? -Pedro respondeu: "Em média 20 árvores por dia". O gerente ficou impressionado, pois todos na sua equipe cortavam no máximo 5 árvores por dia. Não teve dúvidas, contratou Pedro.
Ao final do primeiro dia de trabalho, lá vem Pedro com seu relatório, tinha cortado 20 árvores, enquanto a maioria tinha cortado "apenas" 5 árvores. Na semana seguinte Pedro estava cortando 12 árvores por dia. E com o passar do tempo sua produtividade foi caindo. Um certo dia, Pedro chegou já ao anoitecer à sede da serraria, estava quieto num canto e triste, carregando o seu machado nas costas. O gerente percebeu que havia algo errado com Pedro e foi logo perguntando: Pedro o que está acontecendo, quer compartilhar?
Pedro olhando para o vazio, sem aquele brilho nos olhos visto em seus primeiros dias de trabalho, balbuciou: "Não sei o que está acontecendo"..."sou o primeiro a ir para a floresta, não paro nem para almoçar, sou o último a parar de trabalhar já de noitinha, e não consigo cortar mais do que uma árvore por dia". Olhando para Pedro com ar de dó e compaixão, resolveu lhe fazer uma pergunta: "Pedro, quando foi a última vez que você afiou o seu machado?"
Pedro olhando atônito para o gerente balançando a cabeça e arregalando os olhos e com olhar incrédulo falou: "Afiar o machado?" ..."Tem que afiar o machado? Como assim?"
Ao compartilhar esta estória com você leitor, tenho a intenção de estimular o debate sobre um delicado tema que é o da NECESSIDADE dos profissionais buscarem o aperfeiçoamento de suas competências e renovação de suas técnicas de trabalho. O mercado é dinâmico e muda muito rápido. As empresas mudam. As pessoas mudam. Para vocês terem uma idéia, segundo dados de instituições oficiais, vai circular na internet em um único ano, volume de informações equivalente a todo conhecimento produzido pela humanidade nos últimos 5.000 anos. A pergunta é: O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA "AFIAR O SEU MACHADO?"
Participe deste debate, compartilhe sua experiência, FAÇA A DIFERENÇA!

*Um abraço especial a todos os amigos e leitores do LinkedIn.

World Time