terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pare de Correr

By Richard Carlson
Muitas vezes permanecer no mesmo lugar cria estabilidade


Para muitas pessoas, basicamente só existem duas velocidades - rápido e mais rápido. Parece que na maior parte do tempo estamos correndo para cima e para baixo, nos movendo muito rápido, fazendo três ou quatro coisas ao mesmo tempo. Muitas vezes só estamos prestando atenção parcialmente no que estamos fazendo ou nas pessoas que trabalham conosco. Nossas mentes estão atulhadas e excessivamente ocupadas.

Talvez o motivo por que tantos de nós passem tanto tempo correndo é que temos medo de ficar para trás ou de perdermos a vantagem. Nossos competidores e todas as outras pessoas ao nosso redor parecem estar se movendo tão rápido que achamos que temos que fazer o mesmo.

É importante notar que neste estágio mental hiperfrenético, nossa concentração sofre. Desperdiçamos energia preciosa e tendemos a cometer erros. Quando estamos correndo, é difícil determinar o que é realmente mais importante, por que estamos tão preocupados em deixar tudo pronto. Como estamos nos movendo tão rápido, é fácil ficarmos estressados, nervosos e agitados. Como estamos tão tensos, as coisas nos irritam facilmente. Quanto estamos correndo é realmente fácil fazer tempestades em copo d´água.

Como tentativa, veja se consegue fazer um esforço consciente para desacelerar - tanto nos seus pensamentos quanto nas suas ações. Se o fizer, acho que terá uma surpresa agradável ao descobrir que, apear do ritmo mais lento, você vai ficar mais relaxado e muito mais eficiente. O motivo disso acontecer é que você recupera a compostura e passa a ser capaz de ver o quadro com mais amplidão. Seu nível de estresse vai cair dramaticamente e vai até parecer que você tem mais tempo. O seu pensamento e capacidade de escuta vão se tornar mais agudos e afinados. Você vai ser capar de antecipar problemas em vez de se envolver em tantos deles. 
Reconheço totalmente a necessidade de ser produtivo, e percebo quanto trabalho há por fazer. Contudo, por mais irônico que possa parecer, muitas vezes você vai conseguir fazer mais em menos tempo, quando parar de correr tanto.

World Time