quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mary Barra substituirá Akerson como CEO da General Motors

A partir de janeiro ela será a primeira mulher a ocupar a presidência global de uma montadora

A General Motors anunciou na terça-feira, 10, que Mary Barra, 51 anos, foi indicada pelo conselho de administração da corporação para substituir o CEO Dan Akerson, 65 anos, que deixará também o posto de chairman em 15 de janeiro de 2014. Mary passa a ser, assim, a primeira mulher a desempenhar o papel de executiva chefe mundial de uma montadora. Ela ocupa atualmente o cargo de vice-presidente executiva, responsável pelo desenvolvimento global de produtos, compras e supply chain. 
Comunicado distribuído pela empresa reconhece que Akerson guiou a companhia em direção aos atuais lucros e a uma dramática melhora na qualidade dos veículos, encerrando o capítulo de participação do governo americano na GM.
O executivo antecipou em vários meses seu plano de sucessão depois de sua esposa ter recebido, recentemente, o diagnóstico de câncer em estágio avançado.
Mary Barra não irá acumular a presidência do conselho de administração da companhia, como acontecia com Akerson. Theodore (Tim) Solso será o novo chairman. Membro do conselho da corporação desde junho de 2012, ele foi previamente chairman e CEO da Cummins.
Com 33 anos de experiência na GM, Mary Barra atuou em uma série de atividades relacionadas à manufatura e engenharia, ocupando postos de comando no staff. O comunicado enfatiza que ela ajudou a companhia a dar a volta por cima após a concordata, revitalizando o processo de desenvolvimento e lançamento de produtos e estabelecendo novos padrões de qualidade na operação.
Mark Reuss, 50 anos, hoje vice-presidente executivo e presidente da GM América do Norte, irá substituir Mary no comando do desenvolvimento global de produto e compras.
 Na mesma onda de mudanças, Dan Ammann, 41 anos, vice-presidente e chefe financeiro (CFO) da GM, foi nomeado presidente da companhia e assumirá responsabilidade pela condução das operações regionais, incluindo as marcas Chevrolet e Cadillac.

World Time