quinta-feira, 3 de julho de 2014

Transformando a fofoca corporativa em energia produtiva

A comunicação corporativa interna é um dos maiores desafios de qualquer gestor

Uma das maneiras mais inteligentes de combater a fofoca corporativa é ser prático e objetivo.
Certo dia um "fofoqueiro de plantão" me abordou durante o almoço no refeitório da empresa e me "confidenciou" uma situação que estava acontecendo "com uma pessoa" e o assunto era "muito grave". Convidei-o para tomar um café na minha sala depois do almoço. Não demorou muito e lá veio o ilustre.
Tomamos um cafezinho e ele continuou, emendando o assunto com "novas e quentes informações".
Afastei a cadeira da mesa, respirei fundo, coloquei uma folha de papel em branco e uma caneta na sua frente e disse: "Escreva tudo o que você me disse sobre a pessoa e demais informações nesta folha de papel, date e assine, e tomarei as providências, ainda hoje." O cidadão ficou quase transparente e mal conseguiu se manter nas próprias pernas. Parecia que tinha acabado de ver um fantasma. Depois de muito esforço conseguiu falar: "Mas eu não posso escrever estas coisas, pois eu ouvi de terceiros e estou passando do jeito que recebi e ....eu não tenho certeza de nada disso". Depois de uma longa conversa lhe dei a oportunidade de se retratar e este personagem, pediu desculpas, disse estar envergonhado, e prometeu que a partir daquele dia, além de abandonar esta prática fútil, estaria alerta para ajudar outras pessoas que tem essa "mania", na busca da melhoria do ambiente de trabalho.  (Aristides Girardi)

Siga a Starhunter:    

 Curtir  Curtir  Curtir 
 Curtir   Curtir  Curtir 

World Time